O Congado Brasileiro: “Só o Rosário nos une”

Congada, Congado ou Congo são nomes genéricos dados ao conjunto de elementos que circundam uma Festa de Reinado de tradição afro brasileira, onde se faz a coroação de «Reis e Rainhas Congo» em louvor a um santo negro. As festas são organizadas por Irmandades ou pelo grupo com os seus brincantes, tocadores, capitães, reis, rainhas, cozinheiros, ajudantes e mestres que fazem procissões, realizam missas e levantam mastros. Essas características que falo são generalizantes, pois em cada localidade esses grupos tem uma dinâmicas e características próprias.


As festas de Reinado no Brasil com devoção a santos negros, como Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, são tradições mantidas em diversas localidades, com destaque para Minas Gerais, São Paulo e Goiás, porém existem grupos do Rio Grande do Sul até o Pará, mesmo que isolados, mas que conseguiram resistir e reinventaram se no mundo de hoje e ainda comemoram suas festas, como no interior do Pará, na Vila da Juaba em Cametá-PA, o Bambaê do Rosário ou em Sergipe com os Cacumbis, Cheganças e Taiera, que mantem uma tradição muito bonita de Coroação, procissão e embaixadas, e ainda em muitas outras localidades. Historicamente, sua origem remonta ao Brasil colonial, existem irmandades de quase 300 anos de existência, com certeza essa é uma das tradições masi antigas em atividade no nosos país,além disso esta´presente na quase totalidade de nosso País, realmente precisamos olhar como mais atenção para essa tradição. Uma das fundamentações míticas do Congado, nesse caso em Minas Gerais diz que as guardas se formaram, quando uma imagem de Nossa Senhora do Rosário apareceu no mar. O grupo do Congo se dirigiu para a areia tocando seus instrumentos, só conseguiu fazer com que a imagem se movesse uma vez: Nossa Senhora se encaminhou para a frente e parou. Então vieram negros moçambiqueiros, batendo seus tambores, cantando para a santa e pedindo-lhe que viesse protegê-los. A imagem veio se encaminhando, no movimento das ondas, até chegar à praia e depois foi em cima do tambor para a capela de palha, por isso moçambique é lento ou compassado, pois está carregando a santa. Existem várias outras versões e de região pra região ela muda no Goiás ela aparece na Caverna, no Vale do Paraíba, onde o culto mais forte é em louvor a São Benedito, contam e cantam que ele era cozinheiro e Africano morando em Lisboa e nas horas vagas cria o Moçambique pra lembrar da África. Na Vila da Juaba em Cametá-PA, diz que a santa foi levada enrolada numa trouxa de roupa até o Quilombo do Mola por uma escrava. No Espírito Santo falam de um barco que naufraga e os negros pedem para São Benedito para salva-los e como gratidão criam as Bandas de Congo. Aos poucos mostraremos mais um pouco das festas de Congado por todo Brasil.

Share on Facebook

39 Responses to “O Congado Brasileiro: “Só o Rosário nos une””

  1. Aldo dileno outubro 28, 2007 at 12:31 #

    Sou membro do Terno de Congo São Francisco de Catalão (Verde e Branco) gostei muito de ter visitado parabéns pelo trabalho está maravilhoso.
    se vc quiser algumas fotos do nosso Terno de congo e so me mandar e-mails que eu terei o maior prazer em atendelo.

  2. antonio marcio junho 21, 2008 at 15:01 #

    oi aldo tdo bem sou capitão de moçambique da comunidade negra dos ARTUROS de contagem meus parabéns pelo seu trabalho gostei muito.q DEUS te abençõe e q vc continue divulgando nossa cultura e nossas rais para que todos tenhoam conhecimento e nos ajude apreservar as culturas brasileiras.

  3. wilson setembro 4, 2008 at 14:16 #

    eu quero uma foto do terno são francisco

  4. ELDA MARIA novembro 29, 2008 at 13:26 #

    Estou viajando na pesquisa sobre “congado”. Que maravilha!

  5. Cristina Gomide dezembro 10, 2008 at 09:06 #

    OLÁ, EU E MEU IRMÃO, SOMOS FESTEIROS DA FESTA N. SRA. DO ROSÁRIO EM NOSSO MUNÍCIPIO EM 2.009, NA CIDADE DE RIO PIRACICABA , INTERIOR DE MINAS, PRECISO DE CONTATOS COM OUTRAS GUARDAS P/ ESTARMOS CONVIDANDO, A FESTA SERÁ NO MÊS DE AGOSTO/2009. CONTATO POR SITE, E-MAIL, MSN, FONE E OUTROS. DESDE JÁ AGRADEÇO! “SALVE RAINHA!”
    cristina-gomide@bol.com.br

  6. MARISA COSTA janeiro 20, 2009 at 17:18 #

    ESTOU PESQUISANDO SOBRE CONGADO PORQUE AMO ESSA CULTURA E QUERO AJUDAR A PRESERVA-LA
    PARABENS PELO TRABALHO

  7. jaqueline março 6, 2009 at 18:07 #

    sou de abaeté, adoro a festa de congado….. eu acho q de todas as festas q já fui de Abaeté a melhor…
    Realizada na primeira semana de Julho…..Amo D++++++++

  8. Larissa Gabarra junho 19, 2009 at 11:03 #

    Oi, Alfredo, tô ouvindo o maracatu e mais um monte. Vou explorar seu site até o fim. Outro dia acho que entrei num link e não na home do site, não sei, pois não encontrei o texto ” o rosário nos une” Agora sim!!!
    Me dê notícias. Abraços.

  9. Dixon agosto 10, 2009 at 04:01 #

    Sou da localidade de Mocambeiro, distrito da grande BH,cuja festa de congado atrai no 3º fim de semana de agosto + de 20 mil pessoas.
    Este ano a festa vai dia 21 ao 25/8. o ponto alto é no domingo e na 2ª. Sou,membro da comissão q.organiza, atuando,como relações públicas.Se alguma guarda quiser nos visitar ou receber-nos,ligue-me no 31.32983437.

  10. Dixon agosto 10, 2009 at 04:04 #

    confirmando o e-mail;
    programacao@inconfidencia.com.br

  11. Dixon agosto 10, 2009 at 04:07 #

    Sou da localidade de Mocambeiro, distrito da grande BH,cuja festa de congado atrai no 3º f. de semana de ago.+ de 20 mil pess.
    Este ano é do dia 21 ao 25/8. o ponto alto é no domingo e 2ª. Sou,membro da comiss.q.organiza, atuando,como relações púb.Se alguma guarda quiser nos visitar ou receber-nos,ligue-me no 31.32983437.

  12. Wilson Patrocinio da Silva agosto 12, 2009 at 16:40 #

    Sou um apaixonado pelas nossas raizes negras e gostei muito deste site, ele me ajudou nas minhas pesquisas sobre as manifestações populares dos negros.
    Temos em Itabira, MG, 07 grupos de congados, e gostariamos de receber estudos, monografias, grupos de congados, e se possivel mandar algumas considerações nossas para quem se interessar.

  13. Valdemir R dos Santos agosto 16, 2009 at 08:33 #

    Gostei muito deste site., ele nos revela a historia de nossas raizes.
    Para nós, afrobrasileiros é muito bom conservar a nossa cultura.

  14. guilherme laranjo agosto 17, 2009 at 17:02 #

    a Festa de N.S. do Rosário em Oliveira é a melhor do Brasil,começa dia 8 de setembro com o Boi do Congo anunciando o inicio da festa com mais de 20.000 pessoas acopmpanhando pelas ruas da cidade.O reinado é de uma beleza indescritivel.Venha ver e conferir.

  15. luiz carlos agosto 17, 2009 at 19:21 #

    ola sou de abaete gostaria de falar que adorei o site pois adoro ser menbro de uma uma guarda faço parte da guarda congo Vilão de abaete

  16. Ventego agosto 18, 2009 at 16:30 #

    I added your blog to bookmarks. And i’ll read your articles more often!

  17. Kouba agosto 21, 2009 at 11:42 #

    I liked it. So much useful material. I read with great interest.

  18. katia agosto 25, 2009 at 17:19 #

    Sou Capitã da Guarda de congo daqui de Ouro Preto ouvi a musica rosário de maria e gostei muito gostaria que voces me enviassem essa musica . O meu email é salaobelezakatia@yahoo.com.br “Salve Maria”.

  19. katia agosto 25, 2009 at 17:24 #

    Salve Maria gostaria de deixar um recado para todos as guardas de congo que se enteressarem em participar conosco do Reinado de nossa senhora do rosario e santa efigênia que se realizara no dia 10 de janeiro de 2010 entrem em contato o meu email e salaobelezakatia@yahoo.com.br

  20. Valéria Umbelina Silva agosto 30, 2009 at 13:59 #

    Olá também sou capitã de guarda em DORES DO INDAIÁ,e adorei a definição sobre o congado!!! PARABÉNS !!!
    E que NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO,SÃO BENEDITO E SANTA EFIGêNIA LHE CUBRA DE BENÇÃOS!!!
    ABRAÇO!!!

  21. kélvim setembro 1, 2009 at 12:31 #

    SOU DO GRUPO DE CONGADO NOSSA SENHORA DO ROSARIO DE PORTO FIRME,GOSTEI DO SEU TRABALHO.ESTAMOS SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

  22. Marco Antonio Sá setembro 5, 2009 at 11:11 #

    Sou fotógrafo e estou trabalhando num projeto pessoal de um livro sobre as festas do Rosário de MG.
    Gostaria de receber o calendário de festas de municípios mineiros.
    Já fotografei em Machado, Itauna, Oliveira, Claudio, Serro, Chapada do Norte e Minas Novas e,até o momento, formei um arquivo de mais de 2000 fotos

  23. Sandra setembro 20, 2009 at 05:02 #

    Bom dia!
    Parabéns pelo trabalho, está muito interessante… Pretendo realizar uma pesquisa sobre a linguagem utilizada nos grupos de congado no norte de Minas e gostaria de saber se vc tem e pode me informar quais são, quantos são e em que cidades existem grupos de congado. Se tiver o calendário dessas festas em Minas, tb gostaria.
    Desde já agradeço,
    Abraço,
    Sandra

  24. geralda emilia outubro 4, 2009 at 11:36 #

    sou capita de guarda em dores do indai e convido todos para k conheçam nossa grande festa do rosário.

  25. Maria Célia Riguetto Nunes dezembro 28, 2009 at 15:58 #

    Gostaria de conhecer mais sobre os grupos de Congado de Minas Gerais.
    Temos que valorizar e preservar nossa cultura e divulgá-la entre adolescentes e jovens.
    Trabalho com a Prevenção da Violência e Cultura da Paz.
    Valorizar nossa cultura é promover a Paz!

  26. dss março 1, 2010 at 13:58 #

    I like this site. Good job.

  27. Tamara abril 12, 2010 at 19:51 #

    Gostei mtooooo dessa cultura!
    Confeso q ñ a conheço !Mais devido a escola e aum trabalho estou tendo q fazer um trabalho sobre Congada !!E achei essa cultura mtooo bonita e q precisar ser mais divulgada !!
    Estao todos de parabens !!
    E gostaria de pedir ajudqa de vcs pra meu trabalho !
    desde jah mto obrigada !

  28. katia junho 23, 2010 at 17:06 #

    Salve Maria gostaria de deixar um recado para todos os meus irmaos do rosario que se enteressarem em participar conosco do Reinado de nossa senhora do rosario e santa efigênia em OURO PRETO (MG)que se realizara no dia 9 de janeiro de 2011 entrem em contato o meu email e salaobelezakatia@yahoo.com.br (031)35520856

  29. Elis Regina Santana julho 20, 2010 at 18:25 #

    Sou muito chegada nessa cultura e estou fazendo uma pesquisa sobre as músicas que são cantadas no terno de moçambique. Gostaria que me enviassem algumas para que possa completar minha pesquisa. Se puderem me envie pelo email
    Vocês estão de parabéns.
    Desde de já agradeço.
    Elis Regina

  30. Elis Regina Santana julho 20, 2010 at 18:27 #

    email
    elisreginasantana@gmail.com

  31. juninho santos agosto 5, 2010 at 13:09 #

    eu tamben sou general de congo meu terno se
    guerreiros dos palmares de uberaba e eu adorei conhecer este site parabens continuem
    assim para que toda as pessoas conheçam
    um pouco da nossa cultura que e a mais linda
    de todas.

  32. Ana Carolina agosto 26, 2010 at 12:17 #

    adorei o site gosto muito de congado em uma tradiçao que vem a muito tempo na minha familia.sou festeira todo ano em dores do indaia
    mas e esse ano que vou dançar pele primeira vez.
    quem quizer ver fotos da festa de dores entre no site http://www.congadeiro.com.br

  33. Raynara janeiro 14, 2011 at 08:53 #

    Olá faço parte do Congado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia de Miguel Burnier e Nossa Senho ra do Rosário e Santa Efigênia de Congonhas MG e adorei o site.Quando alguem se enteressar a chamar nossas bandas para alguma eventualidade e só entrar em contado pelo e-mail raynaradealmeida@hotmail.com

  34. MARCELO janeiro 16, 2011 at 09:34 #

    sou componente da irmandade NSDR E SAÕ JOSE DE BH adorei a divulgaçaõ da nossa cultura. adorei o saite.

  35. Ana Maria Cotta Repolês abril 11, 2011 at 11:20 #

    Parabéns pelo site, excelente trabalho! Sou secretária de cultura e turismo de Dom Silvério-MG e gostaria de formar um cadastro de Congados de MG. Quem puder entrar em contato ficaremos muito gratos. Estamos fazendo um trabalho de resgate dessa cultura maravilhosa e quem puder nos enviar textos, sugestões de documentários, livros, cds, enfim, o que julgar importante, seremos eternamente gratos. Salve Maria!
    Emails: sectur@domsilverio.mg.gov.br
    congadodomsilverio.mg.gov.br

  36. Lili setembro 3, 2011 at 17:11 #

    Salve Rainha!!! Olá lá para todos, minha família a anos participa desta festa aqui em Lagoa da Prata, e é uma tradição e tbem uma herança que meu avô deixou para nós, inclusive este ano será realizado uma homenagem a “Ele” que há 11 anos acompanha esta linda festa lá do céu..

  37. Raphael Junior novembro 5, 2011 at 01:46 #

    Louvado seja NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. SALVE A MARIA. Olá, meu nome é Raphael e sou CACHEIRO na GUARDA DE MOÇAMBIQUE NOSSA SENORA DO ROSÁRIO da cidade de ESMERALDAS MG. Quero te parabenizar pelo seu trabalho em relação a umas das maiores e melhores manifestações da CULTURA NEGRA, que é a festa de devoção aos santos negros. A festa do CONGO, CONGADA, MARINHEIROS, CATOPÉS, MARUJADA, CANDOMBES, MOÇAMBIQUE, CAVALEIROS DE SÃO JORGE…… enfim, A GRANDE IRMANDADE DO ROSÁRIO. Um grande abraço, e que NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO o proteja sempre.

  38. Maria de Lourdes Fernandes Silva novembro 19, 2011 at 03:53 #

    Belo Site,
    Que Nossa Senhora do Rosário abençoe todos seus devotos de todo o Brasil, e onde quer seja lembrada.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Taieras de Laranjeiras - Coroação de 2010 - novembro 29, 2010

    [...] presente. Deposi outros grupos se apresentam na Igreja. As Taieras faz parte da tradição do “Congado Brasileiro”, esse grupo é de suam importância pois é único em seu fazer cultural. É de forma genérica um [...]

Deixe uma resposta