Caboclinhos de Goiana-PE

Cidade que fica exatamente no meio do caminho entre Recife e João Pessoa, tem uma cultura tradicional não só nos Caboclinhos, mas também em outras manifestações como as Pretinhas do Congo, que será outro do Tópico do Carnaval de Pernambuco, tinham Aruenda, que era uma forma de Maracatu ou Congado, se formos mais atrás ainda, pois na cidade tem uma grande Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Maracatus Rurais e os Terreiros de Jurema e Candomblês, mas o mais forte sem duvida são os Caboclinhos que são muitos. Eles têm uma batida bem espífica que é mais forte, mais poderosa, uma dança também mais rápida, mas devido as competições da Federação Carnavalesca de Pernambuco, estão começando a ficar muito parecidos com os Caboclinhos de Recife. Acredito que a influência e a troca de formas de fazer é natural e saudavel para a cultura, mas a imposição não é boa pra ninguém, corremos com isso o risco da padronização e todos ficarem iguais, o que pode ser negativo, pois perdem a singularidade.


Caboclinho.Caetes.de.Goiana

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.


Caboclinho.Caninde.de.Goiana

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.


Caboclinho.Carijos.de.Goiana

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.


Caboclinho.Sete.Flechas.de.Goiana

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.


Caboclinho.Tabajara.de.Goiana

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.


Caboclinho.Tapuias.Caninde.de.Goiana

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Share on Facebook

38 Responses to “Caboclinhos de Goiana-PE”

  1. Epaminondas julho 2, 2007 at 08:20 #

    Eu sou de Goiana e moro atualmente no Rio de Janeiro.Estou muito feliz em saber qu tem pessoas como voçe Alfredo que luta por esta cultura tão linda e que é tambem tão marginalizada.Até mesmo por moradores locais.Parabens mesmo continue lutando,a cuktura agradece! Felicidades

  2. Serginho da burra outubro 23, 2007 at 10:15 #

    Parabéns pelo trabalho e ao mesmo tempo quero dizer q vc não fugiu da realidade historica, sendo fiel ao q acontece, digo isto por quer muito q escrevem algo sobre uma cidade q não faz parte dela, geralmente distorce. Mas quero deixar aqui registrado a minha admiração a este site q tenta passar a realidade.

  3. Guedes Montalvos dezembro 11, 2007 at 23:36 #

    Fico contente em saber deste espaço e comungo com você quando alerta para o perigo que representa hoje a “passarela” do carnaval em Recife. Esta homogeneização forçada poderá ser vista este ano de 2008, quando grupos de Caboclinhos de Goiana estarão abdicando, de alguns aspectos.específicos de suas tradições para ficarem adequados às normas do concurso. Este fato é muito perigoso e precisa ser tornado público e discutido com seriedade, parabéns!

  4. Paulo Gouveia fevereiro 5, 2008 at 03:29 #

    Concordo com você, temos que ter muito cuidado, para que com isso não apagarmos algumas particularidades de cada um

  5. dannyelle fevereiro 11, 2008 at 15:12 #

    É o melhor e esta de parabéns.

  6. Damião Gomes Marinho março 2, 2008 at 09:37 #

    Parabéns não só pelo site mas também por ser fiel ao contexto histórico da cidade, disponibilizando informações verídicas da história e da cultura Goianense/Pernambucana.

  7. jorge luiz junho 17, 2008 at 12:15 #

    fico feliz em saber que os caboclinhos de goiana tem esse espaço moro em goiana e ja dancei . até porq eles são a nossa cultura e precisam de apoio porque muintas pessoas não dão muinto valor a esse tipo de cultura eu apoio porque sou um goianence multi cultural.

  8. Jackeline Magno junho 25, 2008 at 10:37 #

    Parabéns pelo esforço e dedicação a esse espaço que descreve a cultura popular local de uma maneira rica, verdadeira e interessante.

  9. espedito f. alves (lakon) julho 6, 2008 at 09:53 #

    sou de brejinho sertão pernambucano, moro em SP á 15 anos. conhecir goiana atravez deste site. vou morar c/ minha família em goiana, se assim DEUS permitir…

  10. ROBERTO ALVES --BETO -- julho 10, 2008 at 17:14 #

    FICO FELIZ EM VER A CIDADE DOS MEUS PAIS, TER UM ESPAÇO COMO ESTE, FACILITANDO O MUNDO VER AS TRADIÇÕS DA MESMA.

  11. valdemir joaquim de santana julho 12, 2008 at 10:47 #

    vale cara espero que isto sirva de isnpiração para os nossos politicos que deveriam se dedicar mais a nossa cultura,pois sem apoio dos orgaos não vamos chagar a lugar algum,temos que colocar na secretaria da cultura pessoas voltadas para o assunto e não so por apadriamento,vçs sabem do que estou falando,vamos fazer uma correte forte para que isto mude,por favor olhem para as nossas raizes,temos pessoas que trabalham com tantos valores folclore e não são achadas.cultura e historia,

  12. joaofelix julho 21, 2008 at 17:12 #

    suo de timbauba gostei das fotos da nosa cultura

  13. josenildo agosto 26, 2008 at 18:37 #

    oi passei pra dizer q eu gosto muito da cidade de goiana,apesar de não ter nascido aqui adotei como minha cidade favorita.OBRIGADO.

  14. MEST.PROF.JURANDIR PEDRO DO NASCIMENTO setembro 19, 2008 at 13:53 #

    Sou da cidade de goiana e atualemnte,moro em curitiba-PR, onde sou mestrado em filosofia e professor nas faculdade da PUCPR e UNINTER. Estou muito feliz em saber de nossa cultura.Parabéns e meus votos de felicidade.

  15. Marcia Possas outubro 20, 2008 at 16:51 #

    Sou professora ,em Recife no Educandario Santa Cecilia e no mes de novembro ,acontece a exposiçao cultural 2008 tema: Regiao da Mata e para representar a parte turistica de goiana- pe,preciso da apresentacao do cabloquinhos de Goiana.

  16. Anayanne ribeiro novembro 3, 2008 at 11:08 #

    parabéns pelo seu trabalho ficou muito legal eu pensei que não iria encontrar nada falando sobre a cultura de goiana na internete mim ajudou bastante fiz um trabalho e tirei uma otima nota

  17. Marlon da Cambalacho novembro 25, 2008 at 12:04 #

    É concordo com vc!!!

    Devido a federação com todas as suas normas e regras os caboclinhos e os que fazem infelismente tem que mudar obrigatóriamente essa idéalização cultural que os passoa e tradições passadas que os seus ancestrais lhe proporcionaram, ou sejá lhe ensinaram…

    mais fico feliz por vc admirar a minha cidade…

  18. ROSANGELA/SERGIO URBANO janeiro 8, 2009 at 12:38 #

    MEUS PARABENS, MEU MARIDO É DE GOIANA, E MORAMOS NO RIO, CARNAVAL 2009 ESTAREMOS AI, GOSTARIA DE SABER OS HORARIO E DIA DOS CABOCLINHOS,ELE FICOU EMOCIONADO QUANDO ACHEI STÁ PAGINA, SÓ EM OUVIR AS MUSICAS ELE CHOROU, ELE SAIU DAI PEQUENO, MAS CAREGA NO SANGUE, ESTIVEMOS AI EM 2007 NO MES DE OUTUBRO, ESTAMOS VOLTANDO NO CARNAVAL , MAIS UMA VEZ MEUS PARABENS.

  19. katiele ramos c. costa janeiro 27, 2009 at 10:40 #

    eu sou de goiana e ta de pior pra menhor e os cabloquinho nem si fala são otmos

  20. Prof.Esp. jurandir pedro do nascimento fevereiro 5, 2009 at 10:57 #

    parabéns pelo belo trabalho!!
    sou de goiana e atualmente resido em curitiba. meu coração fica partido com tanta saudades de tudo.

  21. fernanda nascimento fevereiro 10, 2009 at 11:14 #

    adorei o conteudo do link + acho q deveria ter mais fotos em vez de videos.
    parabens pelo trabalho…

  22. neto fevereiro 12, 2009 at 16:48 #

    eu moro em goiana i tenho a dizer q goiana está crescendo muito mais não perde sua cultura que é muito rica.

  23. Aluizio Azevedo fevereiro 16, 2009 at 19:56 #

    acredito que ja estão padronizada, é preciso proibir o regulamento que exigem o paragrafo para a desclassificação de um e titulo para outro do tal concurso que só faz modificar uma tradição de mais de cem anos.no estado onde a perda de pontos só servirá para os pernambucanos e brasileiros.

  24. eliana alexandre do nascimento fevereiro 23, 2009 at 05:46 #

    Parabéns essa nossa cultura.

  25. inspetor Romildo neves da silva março 10, 2009 at 06:02 #

    nosso cabloquinho e nossa cultura viva existente em nossa cidade parabens

  26. jose mario abril 23, 2009 at 23:45 #

    eu gostei muito de ver o caboclinho de goiana eu morava ai e agora estou morando em sao paulo a 10 anos e tenho muita saudade dessa cidade maravilhosa,apesar dos politicos dai que estao acabando as melhores festas desse municipio,eu estou acompanhado todos os passo das festas da ir. um abraço,valeu pelo site

  27. Aluízio Neto agosto 3, 2009 at 09:30 #

    Goiana, Pernambuco e Brasil esta de parabéns pela conquista mais uma vêz da ACCIPE por ter conseguido através do Assentamento Florestan Fernandes (Engº Mussumbu) e o INCRA,mais uma conquista para nossa cultura dos Caboclinhos e Índios de pernambuco e por que não a popular, estava lá uma cerimônia da doação da sede dos caboclinhos e Índios de pe.
    infelismente não estava presente pessoas do orgão competente da cultura popular para falar de um apoio necessario que tanto necessita, Mais tudo bém já é sabedor que tantos os Índios como os decendentes, os Caboclinhos vivem no anonimato.

  28. elias monção novembro 29, 2009 at 14:08 #

    Parabéns pela percepção de despertar na comunidade e gestores a singularidade da preservação do toque tradicional dos caboclinhos de Goiana.

  29. Wictor Monteiro dezembro 3, 2009 at 19:43 #

    Agradeço, a oportunidade de ouvir tais jóias de nossa cultura, reavivando o entusiasmo e essa alegria ancestral.

    Valeu!

  30. emilson inacio dos santos dezembro 23, 2009 at 13:01 #

    sou da cidade de goiana. atualmente estou trab. no maranhao, e fico muito feliz em saber quer a cidade on naisci tem uma cultura maravilhosa. e um abraço para todos goianense.

  31. marina fevereiro 8, 2010 at 15:21 #

    Eu gostei muito dessa cultura linda quem vem de goiana eu achei muito lindo

  32. marina fevereiro 8, 2010 at 15:22 #

    Cidade que fica exatamente no meio do caminho entre Recife e João Pessoa, tem uma cultura tradicional não só nos Caboclinhos, mas também em outras manifestações como as Pretinhas do Congo, que será outro do Tópico do Carnaval de Pernambuco, tinham Aruenda, que era uma forma de Maracatu ou Congado, se formos mais atrás ainda, pois na cidade tem uma grande Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Maracatus Rurais e os Terreiros de Jurema e Candomblês, mas o mais forte sem duvida são os Caboclinhos que são muitos. Eles têm uma batida bem espífica que é mais forte, mais poderosa, uma dança também mais rápida, mas devido as competições da Federação Carnavalesca de Pernambuco, estão começando a ficar muito parecidos com os Caboclinhos de Recife. Acredito que a influência e a troca de formas de fazer é natural e saudavel para a cultura, mas a imposição não é boa pra ninguém, corremos com isso o risco da padronização e todos ficarem iguais, o que pode ser negativo, pois perdem a singularidade.

  33. laysa borges março 17, 2010 at 16:10 #

    ola ! eu sou de recife moro no bairro do ibura,e sou balarina de dança popular. A 4 anos faço parte de um grupo chamado zambocla tb no bairro do ibura o nome do grupo vem da mistura do negro e do indio, e nos estamos buscando novas fontes de aprendizado e evidentemente é possivel observar a magnitude do trabalho de vcs buscando sempre exaltar as raízes.Assim venho parabeniza-los e dizer q tenho interesse em assistir a um ensaio de vcs é possivel ?
    aguardo resposta…
    Atenciosamente Laysa Borges

  34. ricardo guerra julho 31, 2010 at 08:55 #

    acho muito lega os cabloquinhos mais é uma pane que eu não estejaai em goiana pq já tres anos que não ai mais em breve estareia ai.

  35. elisania monalisa agosto 10, 2010 at 13:34 #

    goiana e uma cidade maravilhoza e muito marcante para quem visita seus patrimanios historicos parabens aos goianenses moro em portugual e estou encatada possa ser que voces no entenda muitu o que escrebo.

  36. Diva Morais fevereiro 16, 2011 at 07:48 #

    Goiana terra dourada sempre amada, amo vc minha cidade só faz 11 anos que não estou mais morando ai mais o coração será sempre Goianenses

  37. Manfline Maciel fevereiro 16, 2011 at 12:36 #

    È muito legal ouvir e ver essa cultura que é uma das melhores do pais. Caboclinhos uma riqueza e um bem material sem igual. E um abraço todo especial ao Caboclinhos Carijós que é um dos melhores do Brasil.

  38. Rinaldo c. de souza julho 19, 2011 at 17:47 #

    Cara, me amarrei no caboclinho eu morava na rua das quintas perto de uma casa que eles ensaiavam sei que o sr. que comadava tinha uma porção de filhos eu me lembro que era Ramo bocão e Zé Bimbão.Mais o que me deixou triste foi a beira do rio continuar a mesma coisa ou pior de quando eu sai dai a 45 anos atras.Eu acho que os politicos dai são uma cambada de vagabundos.Abraços aos Goianenses sofredores.

Deixe uma resposta